Web Analytics é o processo de coleta e processamento de dados para o desenvolvimento de relatórios e análise de dados de websites e da web de forma geral. Tem como foco identificar o desempenho do site com base em metas organizacionais e de usabilidade do site. Seu propósito está em direcionar a estratégia do site e melhorar a experiência do usuário.

Para o desenvolvimento de análises relevantes e eficazes, é fundamental a criação de objetivos e acionáveis a partir de metas organizacionais e de usabilidade do site. Além disso, é necessária a identificação dos principais indicadores de desempenho (KPIs) para medir o sucesso dos objetivos traçados.

O universo de data disponível cresceu exponencialmente nos últimos anos, oferecendo diferentes oportunidades de análise externa e interna. Isso demanda foco e objetivos para entender quais problemas você quer resolver a partir do uso de dados. Sem um framework Web Analytics com objetivos traçados, possivelmente você irá se perder no meio de tantos dados.

O que é Web Analytics?

Avinash Kaushik: autoridade em web analytics

Não tem como entender o princípio de web analytics, sem consultar o autor e evangelista do Google, Avinash Kaushik.

Nesse post, Avinash explica de forma bem completa quais os princípios base de web analytics e que vamos revisitar aqui também :) São eles:

  1. Objetivos de Negócio
  2. Metas
  3. Métricas
  4. KPIs (Key Performance Indicators)
  5. Targets
  6. Dimensões
  7. Segmentos

Consultoria em SEO em Porto Alegre | Caroline Scholles
Caroline Scholles é uma profissional em SEO baseada em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, graduada em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS. Atualmente atua como analista de projetos em SEO na Cadastra [https://cadastra.com/]. O que é uma consultoria em SEO? Uma consultoria de SEO (search engin…